Verdades São Paradoxais.

Fernando Aguilar
2 min readOct 15, 2019

--

Eu não sou egoísta. Posso até ser alguém difícil de lidar, introvertido, com um gene forte, e alguns defeitos. Mas eu não sou egoísta. Me recuso a acreditar nisso. Prefiro me enxergar como altruísta por necessidade de ver o sorriso nos olhos das outras pessoas.

E cada vez mais, estou me retirando do mundo padrão, onde os ratos correm em círculos ao inicio de uma segunda-feira. Às vezes me perco em frente a tantas personas diferentes dentro de uma só pessoa. E quem disse que é incomum termos múltiplas personalidades diferentes?

Sinto que tem horas que sou o Fernando, outras horas sou o filho, o estudante, o amigo, o engenheiro, o atleta radical, o artista, o amante, o poeta, o escritor, o filosofo, o empreendedor. Constantemente me perco dentre de tantas fractalizações da mesma pessoa. Sigo sendo meu eu autêntico, vivendo intensamente com uma esperança que tudo há de fluir pela inteligência de uma arquitetura além da minha compreensão limitada.

Os papeis diferentes forçam uma retirada da sociedade em um processo introspectivo. Egoismo seria a diferença do self-ideal para com o self-real. Entendo que preciso das outras pessoas e portanto não sou egoísta. Somos seres humanos altamente sociáveis, egoismo seria dizer que dentre de todas as histórias, dentre de todas as pessoas, nenhuma delas importa pois eu sou autossuficiente.

E cada vez mais busco abrigo dentro dos lados sombrios da minha psique, pois quem sabe assim eu consiga trazer um pouco de luz para a soma, ou nous, não sei, me perco às vezes em conceitos complexos fruto dos aprendizados resultante da mudança de paradigma, onde a informação é consumida sem uma linearidade que estamos acostumados à forma de ensino comum. Quando estou aprendendo por conta própria, me torno responsável pelo meu bem assim como o bem daqueles que estão ao meu redor. Apenas aprendendo serei capaz de ensinar. Apenas quem tem é capaz de doar.

Afirmar isto, que sou egoísta, é no mínimo um sintoma de decadência, e mesmo sendo o melhor de mim mesmo, forçando-me a fazer o bem e ser gentil, percebo que não irei agradar a todos e tudo bem nisso. Ao menos durmo tranquilo e acordo dando bom dia aos vizinhos, e não espero que você entenda que faço tudo isso por mim mesmo.

Acostume-se, pois a maioria das verdades são paradoxais.

--

--

Fernando Aguilar
Fernando Aguilar

Written by Fernando Aguilar

• • Outputting thoughts as they emerge from inside ••

No responses yet